Doctor K | Dr. K

Um misterioso cirurgião-residente, Dr. Kang, salva cirurgicamente três pacientes jovens já desenganados. Surpreso com os resultados cirúrgicos improváveis obtidos, o cirurgião-chefe, Dr. Lee, envia as fitas de vídeo das cirurgias para análise nos Estados Unidos, mas o laudo da análise é mais surpreendente do que ele poderia imaginar.

drama • ficção 113 min. coreia do sul 1999

Dakteo K

— “Mas o que foi isto?” — pensei comigo mesma quando o filme terminou.

Pense em um filme esquisito (em todos os sentidos) que você tenha assistido e terá uma ideia do que esperar do Doctor K.

  • Atuações: nem boas nem ruins.
  • Direção: hein? teve diretor?? hehe, exagerei, claro, mas não é das melhores.
  • Edição: cortes abruptos entre uma cena e outra.
  • Final? que final foi aquele? Sem-pé-nem-cabeça.

Enfim… como posso defini-lo? Não sei se ”ruim” é a definição certa. Embora não tenha gostado, não consigo dizer que ele é ruim. Porque se fosse realmente ruim, eu não teria ficado ali firme e forte para ver até o final. E eu não hesito nem um pouco em desistir de um filme quando não me apetece (acho até que farei uma lista dos filmes que desisti na metade).

Curiosamente, os outros poucos cidadãos que o assistiram, o avaliaram no AsianWiki com nota 90/100. Curiosamente², os outros filmes do diretor não são ruins nem estranhos. Um deles, inclusive, é o Pained, que é bem bonito.

 

Depois de exaustivas buscas, finalmente encontrei umas poucas imagens em páginas coreanas [claro rs]. Eis um mosaico:
dakto
닥터 K — vulgo Doctor K.

Não me lembro muito bem de como cheguei a este filme, nem como o encontrei. Acho que li sobre ele no site AsianWiki  — aliás, caso você pretenda assisti-lo, não leia sinopses sobre ele no Asianwiki, nem outros sites, pois são um spoiler monstro.
Eu o assisti sem saber praticamente nada sobre ele e foi isso que o deixou um pouco interessante. Bem, pelo menos, me deixou com vontade de ver até o final.

Na verdade, você nem acha muita coisa sobre ele em inglês, quem dirá em português. O cadastro no IMDB (que é um site em inglês) não tem foto, nem poster… No Letterboxd, fui a primeira pessoa a marcá-lo como visto. Já no Filmow não tem nem um perfil. Inclusive, ele não consta nem no perfil dos atores que participaram dele, como o Cha In-pyo, por exemplo [aliás, ele está no ótimo A Gripe, vale a pena conferir]. E assistindo, a gente até entende por quê.

Aí, você me pergunta por que assisti a um filme de gosto duvidoso e difícil de encontrar. Porque no poster tem um médico e as palavras ”medical mystery” (ou seja, duas das palavras mais interessantes para mim no mundo).

Eu recomendo? Olha… Não ”des-recomendo”. Se você me pedir uma indicação de um filme que envolva medicina, ficção e mistério, eu vou recomendar uns bacanas e, ligeiramente, citar este aqui. Mas com a ressalva assista por sua conta e risco, porque eu achei ele bem estranho.
Vai que você assiste, e ele acaba ganhando mais um 90/100 lá no AsianWiki…

DIREÇÃO Kwak Kyung-taek CLASS.IND. desconhecida IDIOMA sul-coreano
ROMAJI Dakteo K HANGUL 닥터 K  TÍTULO PTBR?
ONLINE sim LEGENDA inglês DUBLADO não

Avaliação:Avaliação: Regular


Comente.

