Classificação indicativa

A classificação indicativa determina a qual faixa etária cada obra é apropriada, porém, pode variar de um país para outro.
A classificação dos filmes citados no blog — não lançados no Brasil — estão de acordo com fontes japonesas e sul-coreanas. Os filmes com títulos em português, ou seja, lançados no Brasil, estão de acordo com a classificação brasileira. Confira neste artigo alguns links sobre o tema.

A Classificação Indicativa – ClassInd – é uma informação prestada às famílias sobre a faixa etária para a qual obras audiovisuais não se recomendam. São classificados produtos para televisão, mercado de cinema e vídeo, jogos eletrônicos, aplicativos e jogos de interpretação (RPG). 
A ClassInd não substitui o cuidado dos pais – é fundamentalmente uma ferramenta que pode ser usada por eles. Por isso recomendamos que os pais e responsáveis assistam e conversem com os filhos sobre os conteúdos e temas abordados na mídia.

Fonte: http://www.justica.gov.br/seus-direitos/classificacao

Embora no Brasil esse tipo de classificação não “funcione” muito na prática (como quase tudo, diga-se de passagem), ela existe, e se você quiser se informar a respeito, acesse o site do Ministério da Justiça, no qual há uma seção inteiramente dedicada ao tema.

Lá, você encontra alguns links para consulta prática também, como classificação indicativa para filmes, livros, jogos, etc.

• Aqui, você pode pesquisar a faixa etária apropriada de determinado filme:

Pesquisar classificação indicativa por título (portal oficial do Ministério de Justiça).

• Um guia prático com a nova classificação indicativa:

Guia prático da classificação indicativa (material em .pdf, preparado pelo Ministério Nacional de Justiça).


Obs.: Só lembrando que o símbolo ER indica filmes que, além de livres para qualquer público, são especialmente recomendados para crianças e adolescentes!

Obs²: A imagem de capa deste artigo faz parte da Campanha Não se Engane, do Ministério da Justiça, o qual alerta os pais sobre o direito das crianças e adolescentes de serem protegidos contra conteúdo de mídia não apropriado. Além disso, explica que “classificação indicativa” não é sinônimo de censura.
Anúncios

Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s