Sweet Rain

Chiba é um shinigami e sua função é determinar se as pessoas destinadas a morrer em breve estão prontas para partir ou não. Para isso,  sete dias antes da suposta data da morte, ele vem à Terra para acompanhar e analisar a vida do próximo passageiro.

drama • comédia • fantasia 113 min. japão 2008

CineSakur_SweetRain (9)

Com leveza e bom-humor, Sweet Rain: Accuracy of Death [trad. lit. Doce chuva: a precisão da morte], conta a história de Chiba, um shinigami apaixonado por música, que está sempre acompanhado por seu cão — que conversa com ele.

Sendo uma personificação da morte, sua aparência e estilo de se vestir precisam estar sempre de acordo com a ocasião — dentro dos padrões humanos.

Além disso, devido ao seu toque literalmente fatal, Chiba está sempre calçando luvas brancas, pois qualquer pessoa tocada diretamente por ele teria sua vida “abreviada” antes da hora.
E, detalhe: ele nunca verá um céu azul, pois não importa onde e quando ele esteja trabalhando, sempre estará chovendo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um shinigami é um ente da mitologia japonesa, que foi ganhando diversas acepções ao longo dos tempos — mas sempre referido como aquele que traz a morte. Às vezes, são descritos como demônios do bem, às vezes, do mal. Em alguns textos, diz-se que estão ligados ao suicídio. Em outros, que apenas conduzem almas ao próximo mundo.

Aqui, não há uma definição clara sobre sua natureza. Tudo o que sabemos sobre ele é o que vemos.
Chiba é um shinigami sensível que, às vezes, entra em conflito sobre levar ou não uma determinada alma.
Eu diria que, para nós ocidentais, ele poderia muito bem ser chamado de anjo.

CineSakur_SweetRain (6)

Chuva e morte são elementos constantes em filmes japoneses e, mesmo combinados, podem conduzir histórias leves e deliciosas de se assistir.
Aqui, não é diferente. Sweet Rain tem uma atmosfera tranquila, do tipo facilmente encontrado no cinema japonês.
Não importa o tema, tenho a impressão de que, para os japoneses, parece ser sempre fácil combinar drama e bom humor de forma irresistível.

Mesmo depois de assistir a tantos filmes japoneses, ainda acho uma combinação inusitada, e que certamente não se encaixa dentro dos nossos gêneros mais comuns.
Assim, eu classifico esse tipo de filme como ”filmes para sorrir”. Você pode achar piegas, mas para mim, funciona bem. 🙂

Sweet Rain foi um dos primeiros filmes japoneses aos quais assisti, e nem me lembro de como tomei conhecimento dele. Mas me lembro de que foi amor à primeira vista. Tanto que o filme seguinte que vi foi ele. De novo. 😀

Embora não seja água com açúcar, sinceramente, não acredito que agrade a todos os tipos de público. A combinação não resulta em algo com o qual o público ocidental está familiarizado.
Eu considero esse um bom motivo para assisti-lo, mas sei que nem todo mundo gosta de novidades. Apesar disso, eu insisto: é um filme com um toque diferente e que vale a pena ser assistido.

Aos leitores fãs do cinema japonês, eu indico sem pensar duas vezes. E aos que ainda não o conhecem, indico mais ainda, pois é um ótimo exemplar para começar.

DIREÇÃO Masaya Kakei TÍTULO ORIG. Shinigami no Seido IDIOMA Japonês
LEGENDA português DUBLADO não ONLINE sim

Avaliação:Avaliação: Excelente - Favorito


Anúncios

2 opiniões sobre “Sweet Rain”

Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s