Do you see Seoul?

O ano é 1976.
A escola de um povoado rural, localizado em uma ilha remota, finalmente tem uma professora fixa e dedicada, e que decide levar seus alunos em uma excursão à uma fábrica de biscoitos em Seoul.
Chegando à capital, as crianças se encantam com as novidades da cidade grande, mas também enfrentam alguns problemas.

drama 84 min. coreia do sul 2008

As crianças e a professora em foto durante a excursão à Seul.

A história da viagem é contada em forma de recordações do professor Keun Kil-su, que foi um dos alunos a participar da excursão, junto com sua irmãzinha Yeong-mi. Na infância, os irmãos viviam com o pai, constantemente embriagado, e o que Keun Kil-su mais queria era reencontrar a mãe que os deixou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Do you see Seoul? tem um clima gostoso de nostalgia, mas não consegui mergulhar totalmente em sua atmosfera: as atuações das crianças, no geral, são medianas — até que alguém chore, e, então, mostram-se bem fracas. Além disso, durante as cenas da viagem ocorrem alguns incidentes que me incomodaram, assim como algumas decisões da professora.

cinesakura_cinema_spoilerOs irmãos, além de fugirem de casa, viajam sob responsabilidade da professora e desaparecem sob sua guarda (com o amigo que roubou a bicicleta) e ela, por sua vez, embora demonstre preocupação, só vai à polícia reportar o desaparecimento no dia seguinte (embora o ano seja 76, Seoul é uma capital e, como o próprio filme mostra, existem perigos).
A professora acaba por encontrar os irmãos no dia seguinte, porém, quanto ao “garoto da bicicleta”, nada é dito. Ele simplesmente reaparece em outra cena. Se eu estiver errada, por favor, me corrijam.
Não tenho certeza, mas creio que seja um filme produzido para TV, fato que pode justificar a qualidade da atuação dos pequenos. Se bem que há muitos filmes para TV de excelente qualidade.

Ah, tenho que comentar: a professora é interpretada pela atriz sul-coreana Oh Soo-ah (não a conheço, e parece que seu outro único trabalho foi em Korean Ghost Stories ): não houve uma só vez em que eu ouvi sua voz que não tenha me lembrado de Son Ye-jin. Ambas têm o mesmo tom de voz e a mesma forma doce de falar. De olhos fechados, facilmente me confundiria.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Embora esteja longe de entrar para alguma lista de favoritos, é bonito e prende a atenção. Tanto que a primeira cópia que chegou às minhas mãos não era muito boa e, como só foi possível ver os primeiros 40 minutos do filme, fiquei ansiosa até encontrar outra cópia para que pudesse assistir até o fim. 🙂

DIREÇÃO Song Dong-yoon Título original Seoul-i boinya IDIOMA sul-coreano
ONLINE sim LEGENDA inglês DUBLADO não


ELENCO

Lee Chang Hoon Oh Su-Ah Yoo Seung Ho Kim You-Jung
ProfKeun Kil-Su Profª Eun-Yeong Kil-Su Yeong-Mi (irmã de Keun Kil-Su)

Avaliação:

Avaliação: Bom
Muito bom

Anúncios

Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s