Seu Nome.

Bleak night
Seu Nome.

Seu Nome.| Kimi No Na Wa.
Fantasia • Ficção • Romance
Makoto Shinkai  • 2016  • JP • Leg online

Mais de mil anos após a passagem do cometa Tiamat, o país está animado com sua nova passagem iminente. Durante a onda de ansiedade, algo fantástico acontece na vida de dois adolescentes: Mitsuha, garota do ensino médio que vive no interior e sonha com a vida na cidade, e Taki, garoto da mesma idade que vive em Tóquio. Uma noite, Mitsuha sonha que é um garoto que vive em Tóquio, e Taki, que é uma garota que vive em uma aldeia nas montanhas, na qual nunca esteve. Estará a passagem do cometa relacionada a esses sonhos?

cinesakura_seunome1

Depois dos igualmente belíssimos e poéticos O jardim das Palavras e 5 cm por segundo, Makoto Shinkai está de volta com Seu nome. (com o ponto final!), animação que mescla romance, fantasia e ficção científica.
Alguns dos recursos de Shinkai estão impressos em Seu nome., como a arte gráfica realista impecável, a trilha sonora ao longo da trama, os monólogos sussurrados, o som da ponta do lápis enquanto o personagem desenha em papel e as gotas de chuva tocando o chão — estes dois últimos elementos constantes em O jardim das palavras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sonhos que transcendem  o onírico.
Um encontro além do tempo e o espaço.

A primeira metade da animação é centrada em Mitsuha, garota do ensino médio, que tem um amigo e uma amiga.
Mitsuha é filha do prefeito ranzinza e vive com a irmã menor e a avó em uma aldeia, mas sonha com a vida em uma cidade grande.
Sua avó mantém um templo xintoísta, mas Mitsuha está cansada dos rituais e da vida na cidade pequena, o que faz com que, após um ritual, ela se aproxime de um Torii e deseje em alto e bom som poder ser um garoto bonito em Tóquio na próxima vida!  – cuidado, Mitsuha! alguns desejos se tornam realidade. rs.
A aldeia em que vive aguarda ansiosa a nova passagem do cometa Tiamat, cuja última visita deixara uma grande cratera no centro da aldeia.

A segunda metade é focada em Taki, mas não há muito a dizer sobre ele: vive em Tóquio, está no ensino médio, mora com o pai, tem dois amigos na escola e uma amiga no restaurante italiano em que trabalha.
Sua participação na trama, você verá, é de grande importância e fará muita diferença na vida dos habitantes da aldeia onde vive Mitsuha.

seunome_kiminonawa-6

Na troca de corpos você não verá uma comédia de erros estilo sessão da tarde.
Mitsuha e Taki passam sim por situações engraçadas, como quando Mitsuha, no corpo de Taki, pergunta aos amigos “onde eu trabalho?”, ou como em todas as manhãs em que Taki acorda no corpo de Mitsuha apalpando seus peitos rs. Mas nada que vá arrancar gargalhadas — não é o objetivo do anime. Essas trocas, na realidade, terão uma grande importância na reviravolta na segunda metade do filme. Idem para a viagem no tempo!

Quanto ao romance, vou fazer um drama. Será possível um romance entre duas pessoas, de cidades diferentes e desconhecidas, e que trocam de corpos dentro de sonhos? Será que, desta vez, Makoto foi legal com a gente e entregou um final diferente de O Jardim das Palavras e 5 cm por segundo: um final feliz? 😀

seu_nome_troca_de_corpos
Taki e Mitsuha de corpos trocados

Seu nome. difere das duas últimas animações pela sua trama complexa e surreal, com viagem no tempo, trocas de corpos, sonhos realistas e a alusão a uma lenda.

seu_nome

Uma fita vermelha no cabelo

A lenda é a Akai ito, segundo a qual as almas gêmeas têm seus dedos mindinhos amarrados cada um em uma ponta de um fio vermelho visível apenas para os deuses, estando, assim, ligadas eternamente por meio dele. Mesmo que ainda não se conheçam, quanto mais perto estiverem, mais felizes serão.
Aqui, o fio vermelho seria representado pelo cordão vermelho trançado que, inicialmente, Mitsuha usa no cabelo e Taki, no pulso.
😀 

Musubi

Falando em cordão trançado, falamos de musubi. Ele é citado direta e indiretamente diversas vezes na animação. Entre outras acepções, ele é, principalmente, o nome do deus que protege a aldeia em que vive Mitsuha. Uma das artes do deus Musubi é trançar cordas.
Outros dois significados são a conexão entre pessoas e o fluxo do tempo, o que resume toda a trama em que os dois adolescentes estão envolvidos.

E ai, vale a pena?

Mais que vale a pena. Navegando pela internet você verá que não é opinião particularmemente minha (dê uma espiada aqui no Filmow).
Gostei tanto que vi duas vezes no mesmo final de semana.
Seu nome. é leve e cativante, prendendo nossa atenção do início ao fim. Final esse que me deixou arrepiada, diga-se de passagem. Nas duas vezes! E vi várias pessoas dizendo que choraram.
Sua 1h45 passa voando.

Houston, temos um problema…

O problema é que, para variar, não estreou (e mais que provavelmente não estreará nem será lançado nas terras tupiniquins, como é o caso de O jardim das palavras). O que vazou na internet foi uma versão screener, de boa qualidade até (e é 720p) que foi gentilmente legendada por fãs. Na verdade, a legenda está sobreposta à legenda em inglês sobre uma faixa preta, mas garanto que passados 5 minutos você deixa de notar a confusão e lê a em português tranquilamente. Há também a frase que corre de tempo em tempo dizendo que é uma cópia screener (rs), mas também não incomoda. Meu deus, o que não fazemos por um Makoto Shinkai.

Se eu fosse você, assistiria. rs 😀
Aliás, se eu fosse você faria mais ainda.
Correria para o Netflix: o Netflix incluiu  em seu catálogo 4 animações de Makoto Shinkai, legendadas em português. Elas estão na categoria Animes.
Os nomes, porém, estão em inglês.
Procure por The Garden of Words (O jardim das palavras), The place promised in our early days (O lugar prometido em nossa juventude), Voices of a distant star (Vozes de uma estrela distante) e Five centimeters per second (Cinco centimetros por segundo). Todas lindas animações que valem muitíssimo a pena (Voices of a distant star  é um curta de 25 minutos. Eu não assisti ainda).

Assista e conte-nos o que achou!

TRAILER

Avaliação:Avaliação: Excelente - Favorito

Gostou do post? Vote com estrelas logo abaixo do anúncio.


Anúncios

13 opiniões sobre “Seu Nome.”

      1. Que bom que lembrou, porque eu demorei para responder. rsrs
        Serei visita constante, ainda mais agora que estou usando o Worpress. Por falar nisso dei uma pausa no Hachura Anime e estou no Meta Galaxia que além de anime, fala de outras coisas também.
        https://metagalaxia.wordpress.com/

        Aliás, já viu Koe no Katachi?

        Curtir

      2. Lembrei porque eu só falei dele com você rs
        Eu não sabia do A Silent Voice ainda, não tinha ouvido falar, fiquei sabendo porque você perguntou. Fiquei empolgada para assisti-lo!
        Hoje mesmo vou atrás!!
        Vou bisbilhotar no seu blog também que é mais variado!

        Curtir

      3. Que legal, depois me fale o que achou de Koe no Katachi! Eu me emocionei bastante. Isso mesmo hein, conto com a sua presença aqui!! rsrs Beijos.

        Curtir

      4. Oi André!
        Então, no geral eu gostei de Koe no Katachi.
        Só achei o desenvolvimento lento na metade do filme, dava para ser mais enxuto e mais curto. Mas tirando isso, é um belo anime!!
        Aah, a arte gráfica, então, nem se fala! É linda =D
        Obrigada pela indicação!!

        Curtido por 1 pessoa

      5. Opa, que bom que gostou! Realmente ali dava pra ter dado uma encurtada. Estou comprando o mangá, pois disseram que lá os personagens secundários tem uns arcos legais. Até a próxima. 😉

        Curtir

Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s