O Lamento

The wailing
O Lamento

O lamento | Gokseong
Terror • Drama • Thriller • Mistério
Na Hong-jin • 2016  • KO
Legendado

Uma onda de assassinatos toma conta de uma vila chamada Gokseong. A situação coincide com uma misteriosa doença de pele contagiosa e com a chegada de um estrangeiro japonês, despertando desconfiança e pânico entre os moradores. Ao mesmo tempo, a filha do investigador do caso adoece e passa a apresentar um comportamento estranho.

 

Mais um terror com cenas de alívio cômico com policiais patetas, sendo um deles o próprio protagonista; o que não é necessariamente ruim. Eu, particularmente, gosto dessas cenas.
O Lamento é um filme longo, com 156 minutos, e não é tão simples de se entender.

Depois de ler alguns reviews e assistir a alguns vídeos, fiz um resumo da minha interpretação. Só leia se você já tiver visto o filme, pois o texto todo contém spoiler.

Pra facilitar, adaptei de um vídeo (endereço abaixo) as imagens de cada personagem:

cinesakurathewailing
Retirado do vídeo em inglês do canal Movie Zum In: 줄거리 알려줌. Assista aqui.

O xamã: Um xamã é um medium que conecta humanos e espíritos por meio de seu corpo.
Ele atrai um espírito forte para si, esperando receber dele alto nível de poder. Em alguns casos, o xamã é enganado por um espírito maligno que o possui. Nesse caso, o xamã enlouquece e pode morrer.

Para que uma pessoa viva fosse transformada em sacríficio para o espírito maligno, ela precisou passar por, basicamente, 5 estágios:

Estágio 1: O estrangeiro amaldiçoa um item que pertence à vítima selecionada pelo espírito maligno.
Estágio 2: O dono do item amaldiçoado passa a sofrer de uma doença de pele e começa se comportar de modo estranho.
Estágio 3: A família da vítima pede ao xamã que exorcize o familiar que ela acredita estar possuído. Esse exorcismo é chamado de GUT em coreano. O que elas não sabem, é que o xamã foi tomado pelo espírito do mal e fará com que o familiar supostamente possuído seja realmente possuído pelo espírito do mal.
Estágio 4: Como resultado, a pessoa possuída pelo espírito mal através do falso exorcismo comete um assassinato.
Estágio 5: O estrangeiro ou o falso xamã fotografa a alma pecadora da pessoa, que passa a ser possuída eternamente pelo espírito do mal.

Na história, a garota Hyo-jin, filha do policial Jong-gu, se torna uma vítima do espírito maligno, e passa por um falso exorcismo feito pelo xamã Il-gwang.
Entretanto, Mu-myeong, a guardiã da vila, intercepta o xamã e o estrangeiro, colocando um corvo em um vaso como escudo protetor da garota, lutando assim contra o feitiço do estrangeiro.

Mais tarde, porém, o xamã entra na casa de Jong-gu e destrói o vaso, eliminando, assim, a proteção da garota.

Assim, a guardiã vai até o corpo de Hyo-jin para salvá-la do falso exorcismo do xamã Il-gwang. Quando ele percebe que as coisas começam a ir mal para seu lado, ele decide se livrar da guardiã.
Para isso, ele engana Jong-gu, o pai da garota, preparando um falso exorcismo que destruirá a guardiã, ao invés do espírito do mal.
Porém, durante o falso exorcismo, Hyo-jin entra em agonia e seu pai, vendo que algo está errado, interrompe o exorcismo.
Ao interromper esse ritual, o estrangeiro é ferido no lugar da guardiã.

Como resultado, o poder do espírito maligno é enfraquecido no corpo do estrangeiro.

No dia seguinte, Jong-gu (o pai) e seus amigos invadem a casa do estrangeiro e este foge para as montanhas e é perseguido pela Mu-myeong. O estrangeiro, então, se atira na frente da caminhonete de Jong-gu, que voltava pra casa após a invasão sem sucesso.
Jong-gu atira o estrangeiro ferido no penhasco, matando-o.

Infelizmente, uma vez que a garota se tornou uma assassina, a guardiã não pode mais protegê-la, e esta volta a ser tomada pelo espírito maligno.

Enquanto isso, o xamã escapa da vila Gokseong com medo de perder a batalha contra a guardiã. Porém, ao receber novas ordens do espírito do mal, ele muda de ideia e liga para Jong-gu, enganando-o ao dizer que o estrangeiro era um guardião do bem e a Mu-yeong (a guardiã) estava do lado do mal.

Surpreso e sem saber em quem acreditar, Jong-gu volta para casa e lá encontra a guardiã, que lhe diz que o estrangeiro e o xamã trabalhavam para o espírito maligno.
Conta a ele, também, que armou uma armadilha contra o maligno para salvar a garota, e que ele não deveria voltar para casa até que o galo cantasse três vezes ao amanhecer.
Confuso, sem saber quem está ao seu lado, Jong-gu volta para casa e sua filha é eternamente possuída.

FIM DO SPOILER

Eu recomendo!

Você pode assistir O Lamento online aqui.
Veja outros comentários sobre ele no Filmow.

 

Gostou do post? Vote!

Publicidade

Uma consideração sobre “O Lamento”

Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s