Shinjuku Gyoen - Parque no Japão

Parque Nacional Shinjuku Gyoen – o parque do Jardim das Palavras

Provavelmente você chegou a este post porque estava lendo sobre o anime Jardim das palavras. Falávamos que o jardim da animação é uma ‘réplica’ de um jardim real, localizado no parque Shinjuku Gyoen, em Tóquio, Japão.

O Parque Nacional de Shinjuku Gyoen, localizado em um dos principais bairros de Tóquio, o Shinjuku, tem história pra contar.
Ele foi construído no terreno onde, à princípio, localizava-se um castelo pertencido a um daimiô (senhor feudal japonês) no período Edo. Muitos anos depois, o local foi utilizado pelo governo para um programa experimental de agricultura. Posteriormente, foi transformado em um jardim imperial, sofreu uma grande destruição com os ataques aéreos na segunda guerra mundial e foi aberto ao público, já restaurado, em 1949.

Em uma área com cerca de 50 hectares, o parque tem mais de 10 mil árvores, representantes de mais de 2500 espécies.
Ele conta ainda uma grande estufa, a Greenhouse, construída em 1950, que abriga mais de 2400 coloridíssimas espécies de plantas tropicais e subtropicais.

Confira algumas fotos da Greenhouse. Clique na primeira imagem para ampliá-las.

Shinjuku Gyon tem três estilos de jardins: o japonês tradicional, que conta com uma casa de chá e lagos, um no estilo inglês e um no estilo francês — além deles, há um jardim chamado Haha to Ko no Mori (trad. literal: Floresta da Mãe e Filho), que é utilizado para demonstrar a crianças o funcionamento de um ecossistema. Ele tem jardins aquáticos, depósitos de compostagem e uma floresta de cipreste-calvo.

Além dos jardins, o parque tem diversas atrações, como: áreas para piqueniques, lagos pontilhados de pequenas ilhas e pontes, um passeio principal (promenade), um restaurante, uma galeria de arte, bosques, duas casas de chá, uma antiga casa que serviu de residência de veraneio para a família imperial e o Pavilhão Taiwanês, construído em 1927, em comemoração do casamento do Imperador Hirohito.

Confira algumas fotos do parque garimpadas pela internet. Clique na primeira imagem para ampliá-las.

O parque tem regras rígidas e claras. Lá, não são permitidos:

Regras do parque
Regras do parque – clique para ampliar

animais de estimação, prática de esportes — o que inclui bicicletas, triciclos infantis, corda de pular, patins, skates — instrumentos musicais, aparelhos de som ou outro tipo de aparelhos que produzam sons altos, portar e/ou consumir bebidas alcoólicas, subir nas árvores, acampar, armar banquinhos, mesas, cadeiras, empinar pipas, fumar fora da área designada, nadar, pescar, colher plantas e flores — inclusive as caídas no chão (!!) e alimentar animais nativos.
Tudo para preservar a flora e a fauna nativas, a paisagem e a paz!

Mas, o que parece ser mais bacana no parque é que, a cada estação, ele ganha uma nova paisagem. Você pode ver imagens do parque separadas por estação no site oficial, aqui. Obs.: ao abrir a página, clique em um item no menu ao lado esquerdo, em inglês: summer, autumn, winter e spring.

Mais fotos do parque: Você pode apreciar mais fotos do parque em alguns sites como Lixiemakesit e Guilhem Vellut. Não tenho nenhuma relação com esses sites, apenas achei as fotos incríveis!
Fonte: A maior parte das informações deste artigo foi coletada do site oficial do parque env.go.jp/garden/shinjukugyoen, em sua versão em inglês (muito infelizmente, meu vocabulário japonês é bem limitado rs). As imagens foram coletadas aleatoriamente da internet. Nenhuma delas foi tirada por mim.
Anúncios

3 comentários em “Parque Nacional Shinjuku Gyoen – o parque do Jardim das Palavras”

Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s