Túmulo dos vagalumes – Studio Ghibli

Túmulo dos vagalumes
Setsuko | Túmulo dos vagalumes
Hotaru no Haka
Drama familiar • Guerra • Animação
Isao Takahashi • Studio Ghibli
1988 • Japão
Legendado • Online legendado

Read Grave of the Fireflies in English here.

Baseado no romance homônimo e semiautobiográfico (1967) de Akiyuki Nosaka, Túmulo dos vagalumes narra a história do garoto Seita, de 14 anos, com sua irmãzinha Setsuko, de 4 anos, quando precisam sobreviver sozinhos em meio a bombardeios, fome e doença durante a Segunda Guerra Mundial no Japão.
Akiyuki Nosaka se utiliza de seu livro como uma forma de redenção pelo destino de sua irmã, porque acreditou que poderia protegê-la sem ao menos ser capaz de cuidar de si mesmo.

16-cinesakura_tumulo-dos-vagalumes (12).png

Túmulo dos vagalumes é um clássico, um dos filmes mais assistidos no Japão e é essencial para quem quer adentrar no mundo dos animes.
Além disso, nos permite visualizar um pouco o lado do Japão na Segunda Guerra Mundial, já que, devido ao hábito ocidental de ver apenas filmes ocidentais, só conhecemos o lado dos EUA, já retratado diversas vezes em Hollywood.

A animação é tão absurdamente triste e realista que, arrisco dizer, é um filme para se ver apenas uma vez na vida.
Quando o assisti, ao chegar ao final, estava atônita olhando para o nada, enquanto as lágrimas escorriam e os créditos rolavam na tela. Chorei por uns bons minutos e sei de muito marmanjo que chorou também (confira outros comentários sobre ele no Filmow aqui).

Embora seja uma animação, é absurdamente poética e realista: o jeitinho bastante infantil de Setsuko e a forma com que as emoções são estampadas em seu rostinho são adoráveis, e qualquer um consegue sentir o carinho e cuidado que Seita tem por ela, somente pelo jeito como ele a olha e o tom de sua voz (assista com o áudio original em japonês, por favor).

Acredito que essas características realistas da construção das crianças impressionam mais ainda quem tem crianças pequenas em casa, como mães, tios/tias e irmãs/irmãos. Eu tenho um sobrinho pequeno e a experiência foi devastadora. E não sou muito do tipo que se impressiona com filmes.

cinesakuratumulo

 

Túmulo dos vagalumes é uma obra tão importante que foi adaptada para dois live actions (versão com pessoas “de verdade”), produzidos respectivamente em 2005 e 2008.

Já faz uns três anos que vi a animação, mas ainda não posso ouvir nem sua música tema.
Por isso, eu não vi as duas versões em live action. Não creio que eu seja forte o suficiente para acompanhar a história de Seita e Setsuko em carne e osso.

Veja algumas cenas dos live actions.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A sensibilidade de Isao Takahata é surpreendente, sem contar sua habilidade de transformar linhas e cores em um retrato perfeito do lado cruel do ser humano, assim com um sonoro soco no estômago.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Hotaru no Haka (Túmulo dos vagalumes) (火 垂 る の 墓), em japonês, poderia ser escrito como 蛍 の 墓, com kanji for “vagalume”. Mas aqui,  hotaru é escrito como 火 垂 “gotas de fogo”, em referência aos bombardeios americanos que servem de gatilho para o enredo. Ambos os sons são similares, mas há duas direções paralelas, uma delas ilustrada visualmente (abaixo).
(Som e sentido na lingüística dos kanji – Leonardo Boiko)

tumulo
Insira uma legenda

Túmulo dos valumes é um grande clássico obrigatório para os fãs de animação e do Studio Ghibli. E vale muito a pena assistir, mesmo que você não tenha o hábito de ver animes: assista como uma obra prima, uma fonte histórica, ou um passatempo.
Sem dúvida, está entre os filmes que você deve assistir antes de morrer.
E se você assistir, volte ao blog para fazer um comentário!

Observações

Túmulo dos vagalumes
Setsuko no Logotipo do CineSakura

• Importante avisar que não é uma animação voltada para o público infantil. A classificação é 12 anos.
• Recomendo a leitura de um ótimo artigo do site Chuva de Nanquim – Clássicos: Túmulo dos Vagalumes.
• O “logotipo” do CineSakura foi retirado de uma cena do filme.

Obs.: Tem legendado no Filmoteca Online. Para ter acesso ao vídeo, não deixe de ler as instruções nos menus no próprio site: Fazendo um perfil no VK e Formas alternativas de assistir.Fiz o meu perfil e é bem fácil.


Avaliação

Avaliação: Excelente - Favorito


Gostou do post?
Vote com estrelas logo abaixo do anúncio.


Anúncios

Uma consideração sobre “Túmulo dos vagalumes – Studio Ghibli”

Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s