CineSakura - Tenchi_The_Samurai_Astronomer

Insight into the universe

Insight into the universe (aka Tenchi: the samurai astronomer) conta o processo da criação do primeiro calendário totalmente japonês, pelo jogador profissional de Go e acadêmico Harumi Shibukawa.

DRAMA • HISTÓRIA • BIO 141 min. Japão 2012

Tenchi_The_Samurai_Astronomer (1)
Shibukawa, cálculos e astronomia.

Também conhecido como Yasui Santetsu II, Shibukawa foi um acadêmico e jogador profissional de Go, que viveu no período Edo.
Na verdade, Shibukawa herdou de seu pai (após a morte deste, claro) o nome Yasui Santetsu e a profissão de jogador de Go do xogunato Tokugawa.
Se você ainda não conhece a história do Japão: o xogunato foi um regime de ditadura militar — com características feudais — paralelo ao império, no qual mesmo o imperador submetia-se ao comando do xogum, que vigorou no país entre 1192 e 1867.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nomeado primeiro astrônomo oficial do país, Shibukawa buscou corrigir as várias imprecisões no calendário lunar chinês que era utilizado à época no Japão, e que não correspondia às datas relacionadas aos solstícios e aos eclipses.

A pedido do imperador, o astrônomo desenvolveu o primeiro calendário japonês próprio, o Jōkyō Reki. Durante o processo, recebeu muitas críticas e precisou de árduos anos de trabalho e estudo.
Foi neste período, também, que Shibukawa foi nomeado samurai e conheceu sua futura esposa, Mitsukuni Mito, que o apoiou durante todo o tempo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sendo uma grande fã de astronomia, história e do Japão, gostei muito do filme, mas admito que, depois de vê-lo, fui dar uma pesquisada sobre o assunto para entendê-lo melhor.
Mesmo tendo lido, anteriormente ao filme, sobre samurais e a história do Japão — além de sempre ter lido muito sobre astronomia (ciência pela qual sou apaixonada), precisei rever diversas cenas, várias vezes. O botão Voltar do Bsplayer nunca foi tão meu amigo. 😀
O assunto é fascinante. Mas são tantos títulos oficiais, nomes, períodos, espadas, profissões, calendários, cálculos, eclipses, solstícios… Confesso que, ainda que seja um ótimo filme, não é tão fácil compreendê-lo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nas minha pesquisas, acabei descobrindo que, na verdade, Insight into the universe  é uma adaptação da premiada novela Tenchi Meisatsu, de Ubukata Tow, que tem também tem uma versão em mangá.
Pelo que li a respeito, ambos são bem fieis à novela.

cinesakura tenchi
Cena do mangá, em que Harumi encontra um exercício de matemática proposto, em pessoa, exatamente por seu matemático favorito. Curiosamente, esta cena também está presente no filme.

Insight into the universe é um filme longo por ter muitos detalhes a contar, e  o enredo é desenvolvido lentamente.
Tirando umas perucas muuuito esquisitas (as que simulam a careca), o figurino é lindo e bem detalhado. A fotografia é incrível.

Gostei bastante e indico para fãs da história e cultura japonesas, pois não acredito que agrade a todos os públicos, por ser longo e ter um tema não muito popular.

Infelizmentíssimamente, o filme ainda não tem legenda em português – nem de Portugal (pelo menos, eu procurei e não encontrei) e, uma vez que o tema do filme envolve cálculos, astronomia, partidas de Go e termos sobre o Japão antigo, até para quem lê fluentemente em inglês fica um pouco complicado entender 100%. O negócio, então, é desencanar dos detalhes e curtir a história em si: quem, quando, onde e por quê. 🙂

Obs.: O diretor Park Jeong-woo é o mesmo de A Partida, de 2008, que recebeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

DIREÇÃO Park Jeong-woo TÍTULO Tenchi Meisatsu IDIOMA japonês
ONLINE sim LEGENDA inglês DUBLADO não
ELENCO Aoi Miyazaki Junichi Okada Kiichi Nakai Ryuta Sato Takashi Sasano

TRAILER

Fontes:
encyclopedia.com: Harumi Shibukawa
lambiereads.wordpress.com:  Tenchi Meisatsu by Maki Ebishi & Ubukata Tow
WikiSamurai: Shibukawa Harumi

Avaliação: ótimo!

Avaliação: ótimo!


Anúncios

Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s