O jardim das palavras

Garden-of-Words-poster
Pandora

Kotonoha no Niwa
The Garden of Words
Makoto Shinkai • JP
2013 • 45 minutos

Nos dias chuvosos, Takao mata as aulas e passa a tarde em um jardim desenhando sapatos. Até que, coincidentemente, passa a encontrar uma mesma moça desconhecida, sentada no mesmo banco em que ele costuma se sentar.
E são nesses encontros fortuitos e quase silenciosos que nasce uma relação especial entre eles, que precisarão decidir como lidar com o fim da época das chuvas que se aproxima.

cinesakura.blogspot_Kotonohanoniwa_22


Para quem nunca assistiu a um *anime, O Jardim das Palavras, com apenas 45 minutos de duração, é um ótimo título para começar.
Embora seja voltado para o público jovem, agrada a qualquer marmanjo com mais de 18.
E mesmo que você já tenha passado dessa idade, é bem provável que goste também.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O enredo é simples, e conta basicamente com dois personagens: Takao, um adolescente, e Yukari, que a princípio é apenas uma moça desconhecida, que parece ser mais velha.Curiosamente, Yukari está sempre devorando um chocolate e bebendo uma latinha de cerveja (Mas ela tem classe. Não pega mal. A gente até que estranha, mas depois o motivo é revelado.)

E… finalmente, como é de se esperar, os dois acabam ficando mais próximos com o passar dos dias.
Mas a estação das chuvas está perto de acabar…

“In the evenings, before I went to sleep, and in the mornings,
in the moment I woke up, 
I realized I was praying for rain.”
(Percebi que, à noite, antes de dormir, e pela manhã,
no momento em que acordava, eu rezava para que chovesse –
 Takao)
Cada elemento no anime coopera com o clima de tranquilidade: as paisagens, os sons, o tom das vozes, as gotas de chuva caindo. É tudo tão bonito e realista que daria um belo *live action!
Sempre que assisto (é… já vi algumas vezes 😀 , e realmente não tenho o hábito de rever filmes…), fico escalando mentalmente um elenco de atores reais!


Com poucos diálogos, o romance é praticamente contado por meio de cenas criadas com uma arte gráfica impecável.
A trilha sonora é uma delícia e combina perfeitamente com a tranquilidade das cenas com as gotas de chuva caindo no chão ou nas folhas das árvores.
Poesia!

cinemacinesakura.wordpress_Kotonohanoniwa (13)

Depois de assistir ao seu primeiro Makoto Shinkai, se torna impossível não reconhecer seu estilo — a a sutileza de sua técnica impressa em cada detalhe: no tom de voz quase sussurrado e na melancolia dos persoonagens, nos cenários realistas, na arte gráfica impressionante. Estilo esse que rendeu ao O Jardim das Palavras dois prêmios na categoria Melhor Animação: no festival Stuttgart Festival of Animated Film, na Alemanha, e no “18th Fantasia Film Festival“, no Canadá.

Perspectivas realistas… e diferentes… [clique para ampliar]

Dois elementos emprestam realismo às cenas: luz e perspectiva. O uso dessas estratégias às vezes nos dá a impressão de estarmos assistindo a uma cena em 3-D.

Veja outros exemplos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

O MANGÁ

cinesakura_jardim_das_palavras_manga
Pandora

Em 2013 foi lançado o romance Kotonoha no Niwa na revista Afternoon da Kodansha e, em 2016, foi lançado em 1 volume como mangá em português, O jardim das palavras, pela editora Newpop. O roteiro é do próprio Makoto Shinkai e a arte, da Midori Motobashi.
Você pode comprá-lo no site da Newpop.

Obrigada à Nathália, do Da raia a raiz, pela dica!

Procure também por outras obras de Makoto Shinkai como The place promised in our early days (O lugar prometido em nossa juventude) e Five centimeters per second (Cinco centimetros por segundo). Todas lindas animações e valem muitíssimo a pena.

Depois de assistir a todas elas, aproveite e assista também, de Makoto Shinkai, Seu Nome., que tem post aqui e está no catálogo da Netflix.


CURIOSIDADE

O cenário real, que foi retratado no filme, fica em um jardim no Parque Shinjuku Gyoen, um dos mais importantes do Japão.

MAIS CURIOSIDADE

Obs.: a título de curiosidade/esclarecimento/informação/fun-facts — porque sei que alguém detectou algo curioso na primeira imagem, no início do artigo: a folha desenhada no rascunho de Takao é um simples exemplar do bordo-japonês, que serviu de modelo na criação do sapato. 😀 Por alguma razão, Takao desenhou a folha de uma espécie de bordo, mas usou a de outra.

Cinema Cinesakura Jardim das Palavras Bordo
Bordo Japonês – detalhe do sapato (clique para ampliar)

O bordo-japonês, uma das principais espécies de árvores do Japão, é ”primo” direto do bordo-canadense, aquele da bandeira do Canadá.
Inclusive, é uma das espécies mais utilizadas na arte do Bonsai. Além dessas duas, há outras (cerca) de 120 espécies de bordos.
Devido à semelhança com a folha da cannabis, há vários memes do tipo ”totally looks like” pela web.
Então, se você lembrou dela, não foi o único. 😀

TRAILER

Abaixo, a versão do trailer original, em japonês.

Há um trailer para o qual foi feita uma legenda em português, porém, só é possível conferir direto no Youtube, aqui.
E já que você vai estar no Youtube, ouça a trilha original, de Kashiwa Daisuke, que é linda, aqui.

Post atualizado em abril/2021.


Avaliação:Avaliação: Excelente - Favorito


Gostou do post?
Vote com estrelas logo abaixo do anúncio.

8 comentários em “O jardim das palavras”

Comente.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.